Quem somos?
Tratar a toxicodependência significa prestar um cuidado pontual no caminho de uma vida. Existem numerosos modelos terapêuticos. Cada um destes modelos tem mostrado pontos fortes e pontos fracos, devidos, essencialmente, à natureza profundamente variada da toxicodependência. Hoje em dia, toda a gente reconhece a necessidade de abordagens diversificadas, complementares ou não, que ofereçam uma atenção global ao toxicodependente que solicita tratamento.
O programa da Associação Viagem de Volta assenta sobre uma abordagem terapêutica Bio-Psico-Social e educativa com a finalidade de alcançar a plena autonomia da pessoa. Para a Associação Viagem de Volta a autonomia é o fim de um processo que, através da intervenção terapêutica e de atividades ocupacionais, permite ao utente adquirir a sua autoestima, sentido da responsabilidade e por último retomar hábitos saudáveis, nomeadamente autonomia que resultará na sua plena inserção social.
A Associação Viagem de Volta dispõe de atividades terapêuticas variadas e complementares. A integração é, antes de mais, o sucesso dos projetos em colaboração com outras instituições ou pessoas que intervêm no âmbito do tratamento e reinserção social dos toxicodependentes. É a convicção de que a solução de um problema resulta da consideração do meio envolvente e de partilhar valores comuns.
O programa residencial em comunidade terapêutica Viagem de Volta realiza-se em estruturas de estadia prolongada. A comunidade terapêutica oferece uma grande variedade de programas culturais, tempo livre, atividades ocupacionais, que ajudam a pessoa, desenvolvendo-lhe a confiança, a autoestima, e todas as condições necessárias para a sua plena integração na sociedade.
Durante a fase de pré-acolhimento procede-se à recolha da informação necessária a cada caso, sendo que posteriormente à a elaboração de um diagnóstico inicial, de forma a dar uma orientação mais personalizada. O programa terapêutico consta de três grupos. Em cada um destes são realizadas avaliações, no sentido de avaliar os progressos individuais.